A Evolução do Profissional de Atendimento Publicitário

Antigamente, o profissional de atendimento era apenas um intermediador entre o cliente e a agência. Não tinha uma preocupação muito grande com os outros setores. Afinal de contas ele tinha que fazer o dele e pronto. Não existia mulheres como atendimento, apenas homem. Afinal de contas naquela época as mulheres não tinham uma força e se limitavam apenas a cuidar da casa e dos filhos.

Com o passar dos anos, o nome da profissão mudou para Executivo de contas. Agora é amis uma relação de intermédio. Agora o profissional se preocupa com mais coisas como: qual a melhor forma de passar o briefing para a criação; qual a melhor forma de atender o cliente; como o cliente pode ficar mais confortável para falar o que pense etc. Nesta etapa, as mulheres já tem voz no mercado. São muitas as executivas de conta. Não ficam mais em casa, vão a luta, compartilham as necessidades de casa com os maridos e filhos. Hoje elas são muito independentes.

Porém de uns tempos para cá, o executivo de contas passa a ser chamado de Customer Success (sucesso de cliente). Sucesso do Cliente é quando seus clientes alcançam os resultados desejados através das interações com a sua empresa. Desta vez, ele passa a fazer o on boarding e ativar a solução na sua empresa; treinar toda a equipe para usarem a ferramenta da melhor forma possível; ensinar a equipe de gestores a utilizar a ferramenta de forma estratégica; fazer follow ups frequentes para garantir o uso correto da solução; analisar os indicadores e os resultados periodicamente; Propor mudanças no processo ou no uso da ferramenta; colher feedbacks sobre a solução e sobre a empresa; fazer a ponte entre os feedbacks e o resto da empresa, como a equipe de vendas, desenvolvimento, operação ou produto; incentivar o upsell e o cross sell, quando fizer sentido para o cliente.

Em resumo, o novo atendimento precisa ter conhecimento em mídias digitais, sociais, CRM e noções de Inbound marketing para que possa ter êxito na profissão.