Infelizmente é muito comum as empresas cortarem gastos quando a crise chega. Porém mais infelizmente ainda é que estes gastos comecem com o pessoal do comercial e marketing.
Em contra partida, algumas empresas estão crescendo. Enquanto outras veem prejuízo, outras enxergam oportunidade. Ao invés das empresas demitirem por causa de números, era para ser analisado o fator humano do processo.
Acredito que falta um pouco de planejamento na hora de novas aquisições para empresa, seja ela humana ou financeira. Não adianta contratar novos funcionários pensando que mais na frente vai ter lucro. O que adianta é: olhar para dentro da empresa e ver quem pode ser dado uma nova oportunidade. As vezes a solução sempre esteve ali, mas por falta de oportunidade ele ou ela não pode desenvolver seu talento.
O marketing funciona de modo fácil. O que torna difícil são os processos que a empresa tem para alcançar aquele determinado objetivo. Trabalhar com marketing é muito bom, envolve várias áreas, ajuda na relação interpessoal, trabalho em equipe e tudo mais. Uma equipe motivada produz muito mais do que uma desmotivada.
Ao invés de mandar embora seus profissionais de marketing. Dê-lhes um aumento ou mais algum benefício. Afinal de contas se uma empresa não é vista no mercado, ela não tem lucro. Um marketing bem feito traz lucro mesmo em tempos de crise.
E lembre-se, cliente feliz é cliente satisfeito. Então, por mais que seja chato, agrade o cliente. Ele pode até não fechar o serviço ou compra, mas vai lhe indicar com certeza se for bem atendido através de uma estratégia planejada do pessoal do marketing!
- Written by: Equipe Guaiamum Comunicação
- Posted on: 28 de janeiro de 2019
- Tags: Gestão, Tempos de Crise